Se você está procurando saber quais os pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro, aqui você vai saber de tudo para poder começar a se preparar e montar um roteiro completo, seguindo nossas dicas especiais de principais pontos turísticos.
Saiba que uma temporada na Cidade Maravilhosa deve ir muito além das visitas as praias famosas e quadras de escolas de samba, oferecendo uma grande variedade de atrações para os turistas da capital fluminense.
Sejam suas instalações culturais, na natureza ou no centro histórico com sua arquitetura colonial, existem muitos locais a serem explorados.
O que fazer no Rio de Janeiro: lugares para conhecer na cidade maravilhosa
Nesta matéria, vamos apresentar uma lista com lugares para visitar no Rio de Janeiro, e, vale destacar que a cidade oferece opções para todos os gostos.
A Cidade Maravilhos guarda atrações turísticas, culturais e históricas, além das muitas praias, museus e lugares incríveis para atender todos os tipos de turistas.
Um dos primeiros pontos turísticos que vem à mente quando pensamos sobre o que fazer no Rio de Janeiro é o Cristo Redentor, uma das atrações mais conhecidas e visitadas da cidade.
Localizado no Morro do Corcovado, o Cristo Redentor foi inaugurado em 1931 e tem 38 metros de altura, o que equivale a um prédio de 13 andares.
A atração, que completou 91 anos em 2022, é também uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e recebe cerca de 1,9 milhões de pessoas por ano.
O ponto turístico fica aberto todos os dias para visitação, das 8h às 19h. Para chegar até lá, o mais comum é pegar uma van, contando com uma empresa de turismo, ou ir com o trem do Corcovado, que parte da Estação Cosme Damião. Não há estacionamento para carros no local.
Estádio do Maracanã
Para quem busca um bom passeio no Rio de Janeiro, a visita ao Estádio do Maracanã é uma opção com muito conteúdo, muita história, arquitetura exuberante, podendo ainda, para quem gosta, viver a emoção de uma partida de futebol.
O local foi palco do milésimo gol do Pelé, recebeu diversas partidas e eventos históricos, incluindo as Copas do Mundo de 1950 e 2014.
Lembrando que é possível fazer uma visita guiada estádio ou ir ao estádio para assistir a uma partida de futebol das competições estaduais nou nacionais.
Visita o Pão de Açúcar
O bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais lugares para se visitar no Rio de Janeiro. A atração funciona diariamente das 9h às 20h, com último embarque às 18h30.
Cartão-postal do Rio de Janeiro, o Parque Bondinho Pão de Açúcar permite experiências de tirar o fôlego, com vista para a orla de Copacabana, a enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara, o teleférico liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.
Monumento natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca é um complexo de morros localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, no Brasi. A sua inaugurado se deu em 1912, sendo o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo.
O Estádio São Januário Vasco da Gama
Estádio conhecido como São Januário, é um estádio de futebol pertencente ao Club de Regatas Vasco da Gama, situado no bairro homônimo, Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 21 de abril de 1927 (97 anos), sendo até hoje o maior estádio particular do estado do Rio de Janeiro.
O estádio é reconhecido por lei como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município do Rio de Janeiro, sua fachada, em estilo neocolonial, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A área onde está erguido São Januário, na encosta do Morro do Pedregulho, fica no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro.
Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão
Popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão, é um estádio poliesportivo localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro e pertencente a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, cedido ao Botafogo de Futebol e Regatas, arrendatário do poliesportivo.
Com capacidede para receber cerca de 44 mil torcedores, a obra foi construído no governo Cesar Maia, levantado para sediar as competições de atletismo e futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
Foi inicialmente arrendado pelo clube Botafogo no mesmo ano de sua inauguração até 2027, sendo o contrato prorrogados por mais dois anos (até 2029), por conta do período de interdição, o local teve sua concessão ao clube ampliada até 2051, prorrogáveis por mais vinte anos.
Escadaria Selarón
Não é de se estranhar que a Escadaria Selaron esteja entre os principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, atraindo turistas de todos os cantos do mundo.
O seu nome veio com a ideia de transformar uma escada decadente em uma obra de arte, surgida a partir de um projeto pessoal do artista Jorge Selarón, que logo se tornou um símbolo e um dos destinos mais procurados por turistas na cidade do Rio de Janeiro.
Visita ao Jardim Botânico
O Jardim Botânico foi fundado em 1808, com mais de 500 mil metros quadrados de área verde preservada. O local e é um patrimônio tombado.
O Jardim Botânico fica na Zona Sul do Rio de Janeiro e reúne diversas atrações naturais, incluindo trilhas, estufas de plantas exóticas e um sítio arqueológico, o Museu Casa dos Pilões, que mantém preservada uma antiga fábrica de pólvora.
O local está aberto para visitação quase todos os dias: segunda, terça, quinta, sexta, sábado e domingo, das 8h às 17h quarta, das 11h às 17h.
O Parque Lage é uma das atrações do Rio de Janeiro
Localizado aos pés do Morro do Corcovado, no Jardim Botânico, o Parque Lage reúne natureza, arte e cultura em um só lugar.
Além de ter uma vista privilegiada do Corcovado, o local também conta com 52 hectares de área verde.
O Parque era parte de um antigo engenho de açúcar da região, mas foi comprado por um nobre inglês e mais tarde, em 1957, tornou-se um patrimônio tombado e público.
A entrada ao Parque é gratuita, mas a visita ao palacete, que dá acesso ao café e a programas culturais, deve previemante ser agendada.