Ensaio na quadra da Mangueira o Palácio do Samba, atual quadra da escola.

Visita a Quadra da Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro

Venha coma Eventi Mundi mergulhar nesta aventura, numa visita a Quadra da Escola de Samba Mangueira, um tour por uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio, a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira do Rio de Janeiro.

A escola teve origem nos anos 20, no Morro da Mangueira, (posteriormente bairro da Mangueira) tendo Cartola com um de seus mais importantes sambista fundadores, ao lado de Abelardo Bolinha, Carlos Cachaça, Euclides Roberto dos Santos, Massu, Pedro Paquetá, Satur e Zé Espinguela,.

Segundo o próprio Cartola, a escola foi fundada no ano de 1928, no dia 28 de abril, desta forma, em 2024 a Verde e Rosa comemorou seus 96 anos. A festa aconteceu no Palácio do Samba, atual quadra da escola.

O local tem grande significado histórico, considerado um dos mais tradicionais redutos do samba para a escola, tendo forte influência na cultura brasileira, além de desempenhar um papel fundamental na preservação, promoção da arte e do patrimônio da Mangueira, contribuindo para a grandiosidade do carnaval do Rio de Janeiro.

Visita à quadra da Escola de Samba Mangueira 2024

A Mangueira realiza seus eventos, ensaios e diversas outras atividades culturais no Palácio do Samba, atual quadra da escola
A Mangueira realiza seus eventos, ensaios e diversas outras atividades culturais no Palácio do Samba, atual quadra da escola

A Eventi Mundi vai levar você para uma autêntica experiência do carnaval do Rio de Janeiro, na visita a quadra da Mangueira, você poderá mergulhar de cabeça na custura e vivenciar o samba de uma maneira única.

Ao chegar à Quadra da Mangueira, todos são recebidos por uma atmosfera vibrante e acolhedora,onde vão desfrutar de um ambiente exclusivo e reservado, podendo apreciar de perto um verdadeiro espetáculo do samba

No Palácio do Samba, a Quadra da Mangueira, você  poderá se divertir a vontade, dançar ao som contundente da bateria e seus ritmos pulsantes, proposrcionados por uma verdadeira orquestra do samba, além de saborear drinks e comidas tradicionais e socializar criando memórias inesquecíveis.

Atualmente, a Estação Primeira de Mangueira realiza seus eventos, ensaios e diversas outras atividades culturais no Palácio do Samba, atual quadra da mangueira. Aliás, é a única escola de samba do Grupo Especial que ainda concentra seus ensaios numa quadra de comunidade.. A quadra fica na Rua Visconde de Niterói 1.072, aos pés do Morro da Mangueira.

A Eventi Mundi uma autêntica experiência do carnaval do Rio de Janeiro, na visita a quadra da Mangueira
A Eventi Mundi vai levar você para uma autêntica experiência do carnaval do Rio de Janeiro, na visita a quadra da Mangueira
  • Espetáculo da Bateria: Deixe-se envolver pela energia da bateria da Mangueira, conhecida como “A Surdo Um”. A força e a precisão dos ritmistas são de arrepiar.
  • Passistas e Ala das Baianas: Maravilhe-se com a apresentação dos passistas e a elegância da Ala das Baianas, verdadeiros símbolos do carnaval carioca.
  • Apresentação das Alas: Aprecie as performances das diversas alas da escola, cada uma trazendo sua própria cor e alegria ao evento.
  • Shows e Apresentações: A noite é repleta de shows de sambistas, performances especiais e surpresas que exaltam a cultura do samba.

Por Que Escolher Nosso Tour na quadra da Mangueira:

  • Imersão Cultural: Experimente o samba de maneira autêntica e envolvente, conhecendo os bastidores de uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro.
  • Experiência Exclusiva: Cada detalhe do nosso tour é planejado para proporcionar uma experiência única e inesquecível, com atendimento de qualidade e atenção personalizada.
  • Conexão Comunitária: Conheça as histórias e tradições da Mangueira diretamente daqueles que fazem parte desta comunidade extraordinária.

A escola de samba Mangueira desde sua fundação

Segundo contam os membros mais antigos, os primeiros componentes formaram um bloco, onde saíam vestidos de mulher nos antigos carnavais cariocas, nos anos 20. Vestidos de mulher, sempre arrumavam brigas com componente de outros blocos que encontravam.

Depois de muita confusão, e após serem presos por cinco anos, em abril de 1928, decidiram se unir a todos os blocos existente na Mangueira, para desfilar na Praça Onze.

Contudo, nos Carnavais da antigamente, na sua maioria formada por pessoas de cor, eles não podiam participar dos elegantes desfiles dos brancos, e desta forma tinham seus próprios blocos para se divertirem coma a família, tudo com muito respeito.

Porém, ná época os blocos da Mangueira já reuniam os melhores sambistas da época, e a escola já começava a ser conhecida como reduto do samba, mas eles ainda não eram bem vindos, e eram barrados nos blocos carnavalescos das famílias do morro. Para resolver o problema, criaram um bloco só de homens, o Bloco dos Arengueiros, que significa fazer arengaria, algazarra, farra, bagunça.

Fundação da Escola de Samba Mangueira

Com sua fundação, no ano de 1928, no dia 28 de abril, por sugestão de Cartola, foram adotas as cores verde e rosa, do Rancho do Arrepiado, de Laranjeiras, relembrando os carnavais de sua infância.

A escola recebeu o nome de Estação Primeira de Mangueira devido a primeira parada do trem, que saia da Estação de Dom Pedro para o subúrbio, onde havia samba, a Mangueira. A escola mantinha as tradições e crenças de seus ancestrais, seus batuques e seus cantos, agora abrasileirados, numa fusão de tradições de várias nações africanas, com influências indígenas e também dos brancos: afro-brasileiras

Esses jovens que fundaram o G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, jamais pensaram que, oitenta anos depois, a Escola que fundaram não seria apenas uma Escola de Samba, e nem podiam imaginar que o morro em que moravam teria uma população de cerca de quarenta e cinco mil habitantes.

Projetos socias da escola de samba Mangueira no Rio de Janeiro
Projetos socias da escola de samba Mangueira no Rio de Janeiro

Entre as ações sociais desenvolvidas pela Estação Primeira de Mangueira, elas atendem diariamente cerca de dez mil moradores do morro, entre eles mulhers grávidas tem ajuda para terem seus filhos, podendo vê-los crescer, estudar e até se formar numa faculdade.

Tudo gratuitamente, graças à parcerias estabelecidas com os governos federal, estadual, municipal e empresas privadas. O índice de crianças analfabetas chegou ase de 0%, pois todas as crianças em idade escolar frequentam salas de aula,inclusive, o índice de mortalidade infantil no seu morro, nos dias atuais também é zero.

Compartilhe:
pt_BRPortuguese